Resultados e a Importância da Yoga para Jovens e Adolescentes

Resultados e a Importância da Yoga para Jovens e Adolescentes

Como lidar com stress dos Jovens e Adolescentes através da Yoga

Jovens e Adolescentes

Estando preste a criar um filho durante a adolescência, e vendo de primeira mão o quanto foi difícil para meus irmãos,sei que não é fácil. LIdar com todas as mudanças sem dúvida é um desafio.

Meu principal objetivo é entender o máximo possível o período da adolescência. Esse período é marcado por diversas transformações corporais, hormonais e até mesmo comportamentais. Gostaria de estar preparada para apoiar ele de uma forma eficaz.

O humor e comportamento dos adolescentes varia muito e rapidamente. Portanto, é importante saber que agressividade, tristeza, felicidade, agitação e preguiça são comuns entre muitos adolescentes neste período.

Por se tratar de uma fase difícil para os adolescentes, é importante que haja compreensão por parte dos pais, professores e outros adultos. O acompanhamento e o diálogo neste período são fundamentais.

Os Pais passam anos criando expectativas com relação aos seus filhos. Mas justamente no momento mais complicado é o momento de despertar e começar a se mover mais rapidamente em direção à essas expectativas.

Tensão e Stress na Adolescência

Os adolescentes começam a precisar ter maior atenção e concentração, algo que até então eles não estavam acostumados a precisar ter. A responsabilidade esperada deles também é maior. É nessa fase que muitos se apaixonam pela primeira vez e talvez tenham sua primeira decepção amorosa.

Aumentam as pressões escolares e acadêmicas, devido a uma maior quantidade de informação e complexidade das mesmas. Logo ocorre tudo ao mesmo tempo. Aumento de demanda e responsabilidade, junto com mudanças do corpo e mente.

A adolescência é uma passagem da vida de criança para a vida de um jovem adulto. Isso que requer uma grande capacidade de adaptação.

A consequência de todas essas mudanças juntas, é tensão e stress constantes. Aumentam os níveis de ansiedade, nervosismo, raiva e em alguns casos até revoltas. Enfim comportamentos nada construtivos para eles e muito decepcionantes para seus Pais.

Além dos óbvios efeitos emocionais e psicológicos do stress, ele também afeta o comportamento físico. Incluindo cansaço para fazer exercícios físicos, sono e alimentação desregulados. Mais de um terço dos adolescentes relatam fadiga ou se sentem cansados e quase um quarto dos adolescentes relatam pular uma refeição porque estão estressados e ansiosos.

Yoga para Adolescentes – “ChildLight Yoga” Site:http://childlightyoga.com/

A prática da yoga traz tranquilidade física e mental, desenvolvimento da autoestima e autoimagem positiva. Você aprende a desenvolver o pensamento positivo e também pratica sua inteligência emocional. Com isso, a sua ansiedade também pode ser controlada. Você passa a se conhecer internamente a partir do trabalho corporal que ela envolve.

Resultados e a Importância da Yoga para Jovens e Adolescentes

Uma professora da prática de Yoga já muito experiente com crianças e fundadora do “ChildLight Yoga”, 2010, Lisa Flynn, fala sobre a experiência incrível quando começou a prática da Yoga para adolescentes.

A experiência e o contato com os adolescentes, levou Lisa a investir em mais recursos e treinamentos específicos em Yoga para Adolescentes. Ela percebeu que estava lidando com um tipo único de stress, somado a um desenvolvimento único com relação ao corpo.

Para Lisa, os treinamentos específicos para professores de Yoga para adolescentes, a levou para um nível de compreensão que fortaleceu suas habilidades e à apoiou de várias maneiras ao ensinar adolescentes.

Esse aperfeiçoamento trouxe novas técnicas e novas formas de como apoiar mais os jovens nesse momento de transição entre a criança pré-adolescente para a adolescente.

De acordo com Lisa, o treinamento entrou em grande profundidade em tópicos como:

• A neurociência do cérebro adolescente: por que os adolescentes se sentem da forma que sentem e agem da forma que agem.

• O engajamento na prática da Yoga exige total atenção e consciência, e que desenvolve a autoconsciência e o autocontrole.

• A parceria e sentimento de pertencer ao grupo para construir a consciência de comunidade e confiança em si mesma.

• Técnicas respiratórias para reduzir o estresse e a ansiedade.

• Práticas de concentração, uma ajuda extra nos estudos e na hora das provas.

• Uma relevante melhora da memória, o que ajuda muito na hora de estudar para a prova.

• Técnicas de relaxamento para apoiar a resiliência emocional.

• Técnicas para aumento da concentração, aumento do pensamento lógico e aumento da coordenação motora.

• Atividades que ajudam a desenvolver o hábito da boa postura. “A correção do ato de sentar em cadeiras permite alinhamento do tórax e pleno funcionamento do aparelho respiratório, que estimula a concentração e melhora o humor”.

 

Lisa disse se sentir abençoada com a oportunidade de ensinar yoga para adolescentes, assim como poder ajudá-los com estratégias de supressão das instabilidades da mente, práticas e exercícios de concentração, de respiração, de descontração, ajudando no gerenciamento do Stress.

 

 

 

 

 

 

About The Author

Beatriz Rabello

Minha experiência com a maternidade foi muito especial e bastante diferente. A partir do momento que fiquei grávida, comecei uma jornada que iria mudar completamente a minha vida. Quando meu filho nasceu, já morava em Houston, no Texas, há mais de 2 anos e já estava totalmente adaptada a cultura americana do "Faça Você Mesmo".  1º Foi imprescindível fazer diferente Tive também a oportunidade e sorte de não só ter acesso a informações importantes, mas também de conhecer pessoas muito especiais e que foram fundamentais em nossas vidas. Seis meses depois nos mudamos para Dubai, onde ficamos por 1 ano antes de voltar para o Brasil. Durante esse período pude me dedicar integralmente ao meu Filho. 2º Tive condições de fazer diferente Assim sendo, a partir de muito estudo, pesquisas e experiências comprovadas na prática, defini que a educação do meu filho seria sempre baseada em quatro pilares: desenvolvimento físico, social, emocional e cognitivo. Acredito de verdade que fiz diferença na vida do meu filho e vejo isso todos os dias observando o comportamento dele e na ligação forte e de amor que temos um com o outro. Meu desejo é poder dividir conhecimento, com resultados positivos comprovados, sobre bebês, crianças e adolescentes para ajudar o máximo possível, Mães e Pais que como eu desejam fazer diferença no futuro de seus filhos.

Comments are closed.